sábado, 28 de maio de 2011

Seminário de Evangelizadores em Tramandaí


"DESAFIOS DO EVANGELIZADOR PERANTE A SOCIEDADE"

Do seminário organizado pelo DIJ-UNIME, com Eduardo Domingues (BIBO) da FERGS, entendemos que como prioridade da nossa missão como espíritas, devemos praticar o espiritismo também fora da casa espíritas e aplicarmos tudo o que aprendemos no nosso dia a dia com todas as pessoas do nosso convívio social, e sermos evangelizadores em tempo integral.

Assistimos ao vídeo: O Vôo dos Gansos onde aprendemos que devemos viver em grupo e que a união fortalece: 
"Quando os gansos selvagens voam em formação "V", eles o fazem a uma velocidade 70% maior do que se estivessem voando sozinhos. (É que à medida que cada pássaro bate suas asas, é criada uma "sustentação’’ para o pássaro que o segue). Quando o ganso que está no ápice do "V" fica cansado, ele (ou ela) passa para trás da formação e outro ganso voa para a posição de ponta. Durante o vôo, os gansos da retaguarda grasnam para encorajar aqueles que vão a frente a manterem suas velocidades. Os gansos acompanham os fracos. Quando um deles fica doente ou ferido ou é abatido, no mínimo outro ganso sai da formação e segue-o na descida, para ajudá-lo e protegê-lo. Ele permanece na sua companhia até que ele possa voar novamente. Então ele vai em busca de uma outra formação ou se integra ao próprio grupo. 
Sendo parte de uma equipe, nós também podemos utilizar adequadamente os recursos disponíveis, para que o fruto do nosso trabalho ganhe em qualidade. Se tivermos senso de comunidade como os gansos, saberemos revezar-nos na execução das tarefas difíceis compartilhando uma direção comum.  Lembrar que a recompensa, o desafio é um privilégio em fazer parte de um grupo".


       Temáticas:

- Achar um ponto de equilíbrio (entre família, profissão e o trabalho na casa espírita);
- Aplicar aulas mais dinâmicas e atrativas para que não haja evasão dos jovens da evangelização;
- Pedir aos evangelizandos que convidem seus amigos e conhecidos a participar tanto da evangelização quanto das outras áreas da programação da sociedade espírita
- Praticar o sorriso, o abraço e o beijo para com cada aluno na entrada e saída das aulas.( Sendo que isso devemos praticar com todos, inclusive amigos e familiares, independente de serem nossos evangelizandos ou não)
- Devemos criar vínculos com as crianças e jovens para mostrar o quanto nós nos importamos com eles (lembrar datas de aniversário, telefone, e se tiverem contatos socia na internet também).
- Atender, ouvir a necessidade de cada criança e jovem, saber escutá-los é de suma importância.

O seminário foi encerrado com o vídeo: Força de vontade de viver " você ainda reclama da vida "   que aborda a força de vontade, necessária para vencer-mos os obstáculos da nossa vida.

2 comentários:

  1. QUERIDA ROSI
    FIQUEI MUIO FELIZ AO VER COMO ESTÁ BONITO O NOSSO BLOG!! TAMBÉM ACHEI MUITO BOM E COMPLETO O TEU RESUMO DO ENCONTRO DE EVANGELIZADORES!! PARABÉNS, MINHA AMIGA!! CADA VEZ MAIS ACHO QUE SOMOS, REALMENTE, UM BANDO DE GANSOS,QUE VOA LADO A LADO, NA DIREÇÃO DE UM OBJETIVO MAIOR QUE É SEMEAR JESUS NO CORAÇÃO DAS CRIANÇAS E JOVENS QUE VEM A NOSSA CASA ESPÍRITA!! UM GRANDE BEIJO PRA TI, PRA LETI E PRA TODA A TUA FAMÍLIA!!

    ResponderExcluir
  2. Gratificante Rosi. Observar e estar com vocês neste belo momento em que todos os trabalhos de nossa Sociedade Espírita se afirmam.
    O DIJ é a certeza do futuro.O esforço e união que vocês exemplificam é sem dúvida motivo de muita alegria para todos nós. O aprendizado constante a participação no Movimento Espírita tem cada vez mais fortalecido este grupo e agregando novos integrantes. Nós do doutrinário já estamos enviando mais trabalhadores para vocês e vamos abraçar a Campanha de mais Jovens na casa Espírita. Abraços a toda equipe.
    Votos de Paz e alegria.
    Neuza Scheffer
    Depto. Doutrinário
    SEAK e UNIME

    ResponderExcluir